Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Projeto de Lei descriminaliza injúria e difamação

Publicado por Caio de Sousa Mendes
há 5 anos

PL 2287/2019 do deputado Vinícius Poit - NOVO/SP

O Projeto de Lei 2287/2019 que tramita na Câmara dos Deputados, visa descriminalizar as condutas tipificadas como injúria e difamação, a proposta foi apresentada pelo deputado Vinicius Poit NOVO/SP, torna a conduta daquele que difamar, imputando fato ofensivo à reputação de outrem, ou injuriar, ofendendo a dignidade ou o decoro de outro, como ato ilícito passível de indenização somente na esfera cível.

JUSTIFICAÇÃO

Segundo Thomas Jefferson “a liberdade de expressão não pode ser limitada sem ser perdida”. É firme nesse propósito, o inciso IX, do art. da Constituição garante aos cidadãos brasileiros o direito de liberdade de expressão, independentemente de censura ou licença. Apesar disso, o Brasil vem convivendo com diversas limitações indevidas desse direito.

A título exemplificativo, o Brasil é o 2º país que mais remove conteúdo da internet. Só nas eleições de 2018, os políticos moveram 771 processos contra posts de críticas em redes sociais e reportagens que tivessem algum conteúdo negativo.

Ao bem da verdade, os dispositivos do Código Penal que preveem os crimes de difamação e injúria têm sido usados muitas vezes para reprimir o debate público, ameaçando jornalistas e formadores de opinião com prisão. Isso não pode continuar prosperando.

As condutas de difamar, imputando fato ofensivo à sua reputação, ou injuriar, ofendendo a dignidade ou o decoro, são graves e constituem ato ilícito, haja vista disposição do art. 186 do Código Civil. Contudo, não devem ser passíveis de pena criminal, mas de reparação civil por meio de indenização, nos termos previstos do Código Civil.

O presente projeto busca, assim, descriminalizar as condutas tipificadas como difamação e injúria, mas possibilitando que seja possível a reparação de eventuais danos decorrentes delas.

Isso posto, por ser a medida necessária e atender os anseios sociais, conto com o apoio dos nobres pares para aprovação deste Projeto de Lei.

Para conferir o PL na íntegra, acesse:

https://www.câmara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2198112

  • Sobre o autorEspecialista em Penal e Processo Penal
  • Publicações171
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações185
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-descriminaliza-injuria-e-difamacao/704575610

Informações relacionadas

André Leão Advocacia, Advogado
Notíciashá 4 anos

Importunação Sexual no Carnaval

82 anos da conquista do voto feminino no Brasil

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciasano passado

Nova lei libera troca de nome direto no cartório e sem ação judicial

Congresso Internacional discute papel do Direito na sociedade

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Projeto de lei que acarretará no aumento de injustiças e impunidades no país, uma carta branca para “hipossuficientes” causarem dano moral a terceiros sem chance de reparação, pois Sentença Civil para hipossuficiente é “ganhar e não levar”. Sejamos justos com um todo, e não com uma pequena parcela de parlamentares. continuar lendo