Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Breves comentários sobre a citação do acusado.

Publicado por Caio de Sousa Mendes
há 5 anos

A citação é a comunicação do réu sobre a existência de uma acusação contra a sua pessoa, é o momento onde será exercido o contraditório e a ampla defesa. Além do mais, nos termos do artigo 363 do CPP, o processo será formado com a citação do acusado.

No processo penal, quando o acusado é citado, ele deve responder à acusação por escrito no prazo de 10 dias, nos termos do artigo 396 do CPP, portanto, além de ser chamado no processo este também irá se defender.

Se caso não apresente a resposta escrita no prazo, o juiz lhe nomeará um defensor para oferecê-la, dando a este vista dos autos pelo prazo de 10 dias, nos termos do artigo 396-A do CPP.

Por isso, a citação se trata de uma garantia imposta ao réu preso e ao solto, podendo o ato ser anulado caso não seja feito como manda a lei, artigo 564, inciso III, alínea ‘e’ do CPP.

A citação no processo penal deverá ser feita por mandado, que é cumprido pelo oficial de justiça, o mandado deve seguir os requisitos previstos nos artigo 352 do CPP.

Se o réu residir em comarca diversa da que tramita o processo, a citação será feita por meio de carta precatória nos termos do artigo 353 e 354 do CPP, e caso more em outro país será por meio de carta rogatória, artigos 368 e 369 do mesmo diploma legal.

A citação do réu preso deverá ser feita pessoalmente, independente de requisição do estabelecimento prisional para o ato, por ser uma medida meramente administrativa o preso tem o direito de ser citado pessoalmente e receber ainda uma cópia da denúncia, para tomar conhecimento da imputação que lhe é feita.

Caso haja recusa do réu preso em assinar o mandado de citação, o oficial de justiça deverá certificar a recusa no documento.

Após a citação e a apresentação da resposta à acusação o juiz irá marcar a data para a audiência de instrução e julgamento, tendo como último ato da audiência o interrogatório do réu, para isso, deve o réu e o seu defensor serem intimados com antecedência, para que possam juntos traçar a melhor defesa técnica e pessoal.

Por fim, o mandado de citação poderá ser cumprido em qualquer dia e em qualquer horário.

  • Sobre o autorEspecialista em Penal e Processo Penal
  • Publicações171
  • Seguidores59
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2950
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/breves-comentarios-sobre-a-citacao-do-acusado/708044063

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável

Sergio Neves, Advogado
Modelosano passado

Petição de Manifestação

João Guilherme Moraes, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

Origem Histórica do Tribunal do Júri

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Capítulo I. Das Citações

Rafael Salamoni Gomes, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] - Pedido de Revogação de Prisão Preventiva

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Meu filho está preso e reuprimario e faz três meses que ele está preso e ainda não foi citado? continuar lendo